Seguidores

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Atvidade 3.6: Projeto de ensino

ESTRUTURA CURRICULAR:
Educação de Jovens e Adultos - 4º período.

COMPONENTE CURRICULAR:
Geografia e História

TEMA:
Educação e trabalho na EJA. 
 
JUSTIFICATIVA:
O trabalho é uma modalidade social presenta na vida dos educandos da EJA,
que se veem na prerrogativa de lidar com a administração do tempo para a vida no trabalho e na escola, sem mesmo, às vezes, refletirem sobre a sua prática cotidiana de várias jornadas e do valor do trabalho, assim comor ter acesso aos conhecimentos acerca dos direitos dos trabalhadores e das profissões.
OBJETIVOS:
      Refletir sobre a prática dos educandos da EJA, no sentido de valorização e conhecimento dos direitos dos trabalhadores;
 Apresentar à comunidade escolar as diversas profissões do corpo discente;
 Viabilizar através de mídias digitais o acesso a novas informações que serão úteis para o mundo do trabalho;
 Veicular informações sobre cursos profissionalizantes e vagas de empregos.

DESENVOLVIMENTO:
1ª aula:
Problematização do assunto Trabalho e Emprego em sala, com inferências acerca do tema em uma sociedade tecnológica/informacional e globalizada. Utilização do texto "O mundo do trabalho mudou" com considerações e reflexões dialogadas com a turma. Discutir a diferença entre trabalho formal e informal e os direitos dos trabalhadores (Constituição Federal e CLT- Consolidação das Leis Trabalhistas). Os alunos em seguida responderão a um questionário.
2ª Aula: Apresentação do vídeo: Dicas de Emprego de A a Z ( you tube). Inferências sobre as dicas, deixar que os alunos participem e comentem o vídeo, o que mais chamou a atenção, se passaram por alguma situação semelhante e outros.
3ª Aula: Apresentação em slides sobre um modelo de Currículo e considerações.
4ª Aula: Elaboração pelos alunos de um currículo no Laboratório de Informática utilizando o programa Editor de Textos.
5ª Aula: Os alunos irão pesquisar no you tube sobre vídeos que mostrem cursos técnicos, assim como as profissões do futuro no Brasil, disponibilizados pelos professores. O professor irá coordená-los na pesquisa. Os alunos poderão elaborar uma breve resenha utilizando o editor de texto.
6ª aula: Apresentação de grupos: os alunos irão relatar por meio de slides uma montagem sobre fotos de trabalhadores do município de Ipatinga em diversos contextos históricos, em suas diversas funções, com mensagens e considerações acerca do tema. 
 
 RECURSOS
Computador (writer, impress)
Internet
Projetor de imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário