Seguidores

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Atividade 4.3: Descrição de experiência com projetos em sala de aula envolvendo o uso de tecnologias


Projeto: Clube de Astronomia

Este projeto tem o objetivo de promover a interação entre os alunos interessados pelo assunto e prepará-los para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA, que ocorre anualmente. A participação é voluntária, no contra-turno, sem avaliação formal no boletim.
Além de prazerosa, a iniciativa faz-se necessária, visto que a prova da OBA é a mesma para alunos do 6º ao 9º ano, mas o conteúdo Astronomia só é contemplado no currículo do 6º ano, e a prova também exige conhecimento de Física (conteúdo de 9º ano).
Algumas aulas teóricas são ministradas numa sala de aula, mas boa parte do trabalho acontece no laboratório de informática, onde os alunos assistem a vídeos, respondem a quizes, jogam on-line e realizam pesquisas diversas.
Os alunos se envolvem muito neste projeto, são empolgados, e os resultados têm se mostrado bastante satisfatórios: na OBA deste ano, três alunos da Escola Zélia Duarte foram contemplados com medalhas (ouro, prata e bronze), ou seja, estão entre os melhores do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário