Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
Aula: Ensino de Astronomia através de transdiciplinaridade
Estrutura Curricular
Modalidade/ Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final
Componente Curricular: Ciências Naturais
Tema: Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Movimento de translação da Terra ao redor do Sol.
A Invariância do eixo de rotação e o movimento de translação.
Translação da Terra e as estações do ano.
Estações do ano e variações climáticas.
Unidade de medida de tempo: um ano.
Horário de verão: seu significado e impacto na conservação de energia e na saúde.
Tendo em vista a dificuldade de se trabalhar conteúdos de Astronomia no Ensino Fundamental, envolvendo seu significado na vida cotidiana e importância cultural, o presente trabalho se propõe a abordar conceitos relativos aos fenômenos astronômicos, de modo significativo para o aluno, possibilitando através de atividades que envolvam o uso de recursos tecnológicos e digitais e discussões em grupo, que o estudante desenvolva o senso crítico e amplie seus conceitos sobre o tema.
Duração das atividades
30 horas distribuídas em 2 encontros semanais de 2 horas em aulas duplas e 1 hora em aula simples.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos prévios, referentes à sucessão de dias e noites, estações do ano, duração do dia e horário de verão.
1ª Como é possível haver dia e noite?
2ª Por que você acha que algumas frutas amadurecem somente em determinadas épocas do ano?
3ª Sabe-se que no Alasca, EUA, as noites são mais longas durante o inverno. Por que você acha que isso acontece?
4ª Você já ouviu falar em horário de verão? Por que você acha que ele existe?
Estratégias e recursos da aula
A professora organizou os alunos em três grupos diferentes de oito sujeitos cada; cada grupo realizou uma atividade diferente, tendo como temas de estudo teorias relacionadas ao geocentrismo e heliocentrismo. Os alunos receberam textos que versavam sobre a maneira pela qual Galileu Galilei, Ptolomeu, Aristóteles e Copérnico, explicavam estas questões, o outro grupo recebeu uma questão de um livro didático sobre essas teorias.Na segunda aula, foi solicitado aos alunos que realizassem uma pesquisa no laboratório de informática, sobre os diferentes tipos de calendários, ressaltando que eles deveriam apresentá-lo para a classe, de forma livre.
No terceiro encontro, a aula expositiva-dialogada foi iniciada através de uma problematização sobre a ocorrência de dias e noites. Foi perguntado aos alunos o que eles achavam que era dia e noite, como acontecia o dia e a noite, qual era a utilidade do dia e da noite. Nesta aula foi discutido com os alunos, tropismos, pontos cardeais, orientação através do céu e com o auxílio de bússola e ciclos biológicos e apresentado o Stellarium, software livre de astronomia para visualização do céu.
Na quarta e quinta aulas, os movimentos de rotação e translação da Terra foram discutidos no laboratório de informática, com o auxílio de um planetário que, ligado à eletricidade, simula os movimentos da Terra e da Lua.
Em seguida, a professora projetou uma apresentação em Power point de diversas figuras, para que os alunos identificassem as estações do ano.
Em seguida, a professora projetou uma apresentação em Power point de diversas figuras, para que os alunos identificassem as estações do ano.
Depois foram formados quatro grupos de acordo com as estações do ano e foram entregues aos grupos questões relacionadas a cada estação, tais como: quanto tempo dura a primavera? Por quê? Quais são as principais frutas encontradas na primavera? Ao mesmo tempo em que é primavera aqui (hemisfério sul), é primavera no hemisfério norte? O que é solstício, o que é equinócio? Enquanto os grupos discutiam as questões, a professora chamava um grupo por vez para assistir a um filme sobre movimento de rotação e translação, com a intenção de auxiliar os alunos a compreenderem como era a inclinação da Terra, como ela realiza os movimentos estudados e a incidência dos raios solares na Terra.
Para se trabalhar junto aos alunos o conceito de “horário de verão” foi perguntando aos estudantes se estes já tinham ouvido falar sobre o assunto e qual era a importância do horário de verão para a sociedade. A partir das respostas obtidas foi explicada a necessidade de economizar energia. Foi dada neste encontro continuidade à competição estabelecida na aula anterior, utilizando a análise de gráficos nas perguntas que deveriam ser respondidas pelas equipes. Essa etapa teve a duração de duas aulas.
Finalmente, o décimo encontro foi o momento no qual os alunos apresentaram seus trabalhos com perguntas da classe e da professora.
Avaliação
A avaliação dos alunos será contínua, considerando para o sistema de avaliação a participação dos alunos de forma individual e em grupo, as apresentações dos trabalhos, as questões do texto e o envolvimento de cada um nas competições.
Adaptado da aula disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1274
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