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quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Atividade 4.4: Uso de tecnologias no currículo

Projeto analisado: Entendendo e Memorizando os Fatos Fundamentais da Multiplicação, da professora Meire Lúcia Assis.

Disciplinas envolvidas: Matemática.

Atividades envolvidas:
  • Aplicação de diagnóstico.
  • Jogo Tabuada para associar conjuntos às quantidades de determinados objetos.
  • Jogos: Estouro de balões, Auditório, Batalha naval e Moedas para memorização dos fatos.
  • Campeonato de fatos com premiação dos campeões (medalha).

Objetivo das atividades: promover a compreensão e a memorização dos fatos fundamentais da multiplicação.

Conteúdo trabalhado: fatos da multiplicação.

Tecnologias e mídias utilizadas: jogos dos softwares Tabuada, Estouro de balões, Auditório, Batalha naval e Moedas.

Duração da atividade: não foi especificada.

Avaliação da autora: a professora relatou um bom envolvimento dos alunos e considerou que os objetivos foram alcançados de forma satisfatória.

Considerações
É um trabalho muito dinâmico, que desperta o interesse dos alunos por conter atividades diferenciadas fora da sala de aula. Destaque também para a estratégia do campeonato de fatos, onde os alunos tentam se superar em uma competição sadia, promovendo o aprendizado.
Seria interessante, se possível, adaptar alguns jogos para a forma escrita, não como um retrocesso. É extremamente válido o uso de mídias e o trabalho em grupo, mas seria uma forma de avaliar individualmente o aprendizado, e como o aluno aplicaria esse conhecimento num teste.
Parabéns à professora Meire e equipe pelo projeto!

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