Projeto analisado: Entendendo e Memorizando os Fatos Fundamentais da Multiplicação, da professora Meire Lúcia Assis.
Disciplinas envolvidas: Matemática.
Atividades envolvidas:
- Aplicação de diagnóstico.
- Jogo Tabuada para associar conjuntos às quantidades de determinados objetos.
- Jogos: Estouro de balões, Auditório, Batalha naval e Moedas para memorização dos fatos.
- Campeonato de fatos com premiação dos campeões (medalha).
Objetivo das atividades: promover a compreensão e a memorização dos fatos fundamentais da multiplicação.
Conteúdo trabalhado: fatos da multiplicação.
Tecnologias e mídias utilizadas: jogos dos softwares Tabuada, Estouro de balões, Auditório, Batalha naval e Moedas.
Duração da atividade: não foi especificada.
Avaliação da autora: a professora relatou um bom envolvimento dos alunos e considerou que os objetivos foram alcançados de forma satisfatória.
Considerações
É um trabalho muito dinâmico, que desperta o interesse dos alunos por conter atividades diferenciadas fora da sala de aula. Destaque também para a estratégia do campeonato de fatos, onde os alunos tentam se superar em uma competição sadia, promovendo o aprendizado.
Seria interessante, se possível, adaptar alguns jogos para a forma escrita, não como um retrocesso. É extremamente válido o uso de mídias e o trabalho em grupo, mas seria uma forma de avaliar individualmente o aprendizado, e como o aluno aplicaria esse conhecimento num teste.
Parabéns à professora Meire e equipe pelo projeto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário