Seguidores

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Atividade 4.5

Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

Aula: Ensino de Astronomia através de transdiciplinaridade

Estrutura Curricular

Modalidade/ Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final

Componente Curricular: Ciências Naturais

Tema: Terra e universo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Movimento de translação da Terra ao redor do Sol.
A Invariância do eixo de rotação e o movimento de translação.
Translação da Terra e as estações do ano.
Estações do ano e variações climáticas.
Unidade de medida de tempo: um ano.
Horário de verão: seu significado e impacto na conservação de energia e na saúde.

Tendo em vista a dificuldade de se trabalhar conteúdos de Astronomia no Ensino Fundamental, envolvendo seu significado na vida cotidiana e importância cultural, o presente trabalho se propõe a abordar conceitos relativos aos fenômenos astronômicos, de modo significativo para o aluno, possibilitando através de atividades que envolvam o uso de recursos tecnológicos e digitais e discussões em grupo, que o estudante desenvolva o senso crítico e amplie seus conceitos sobre o tema.
Duração das atividades
30 horas distribuídas em 2 encontros semanais de 2 horas em aulas duplas e 1 hora em aula simples.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos prévios, referentes à sucessão de dias e noites, estações do ano, duração do dia e horário de verão.
1ª Como é possível haver dia e noite?
2ª Por que você acha que algumas frutas amadurecem somente em determinadas épocas do ano?
3ª Sabe-se que no Alasca, EUA, as noites são mais longas durante o inverno. Por que você acha que isso acontece?
4ª Você já ouviu falar em horário de verão? Por que você acha que ele existe?
Estratégias e recursos da aula
A professora organizou os alunos em três grupos diferentes de oito sujeitos cada; cada grupo realizou uma atividade diferente, tendo como temas de estudo teorias relacionadas ao geocentrismo e heliocentrismo. Os alunos receberam textos que versavam sobre a maneira pela qual Galileu Galilei, Ptolomeu, Aristóteles e Copérnico, explicavam estas questões, o outro grupo recebeu uma questão de um livro didático sobre essas teorias.

Na segunda aula, foi solicitado aos alunos que realizassem uma pesquisa no laboratório de informática, sobre os diferentes tipos de calendários, ressaltando que eles deveriam apresentá-lo para a classe, de forma livre.

No terceiro encontro, a aula expositiva-dialogada foi iniciada através de uma problematização sobre a ocorrência de dias e noites. Foi perguntado aos alunos o que eles achavam que era dia e noite, como acontecia o dia e a noite, qual era a utilidade do dia e da noite. Nesta aula foi discutido com os alunos, tropismos, pontos cardeais, orientação através do céu e com o auxílio de bússola e ciclos biológicos e apresentado o Stellarium, software livre de astronomia para visualização do céu.

Na quarta e quinta aulas, os movimentos de rotação e translação da Terra foram discutidos no laboratório de informática, com o auxílio de um planetário que, ligado à eletricidade, simula os movimentos da Terra e da Lua.
Em seguida, a professora projetou uma apresentação em Power point de diversas figuras, para que os alunos identificassem as estações do ano.
Depois foram formados quatro grupos de acordo com as estações do ano e foram entregues aos grupos questões relacionadas a cada estação, tais como: quanto tempo dura a primavera? Por quê? Quais são as principais frutas encontradas na primavera? Ao mesmo tempo em que é primavera aqui (hemisfério sul), é primavera no hemisfério norte? O que é solstício, o que é equinócio? Enquanto os grupos discutiam as questões, a professora chamava um grupo por vez para assistir a um filme sobre movimento de rotação e translação, com a intenção de auxiliar os alunos a compreenderem como era a inclinação da Terra, como ela realiza os movimentos estudados e a incidência dos raios solares na Terra.

Para as duas aulas seguintes, foi desenvolvida uma competição de perguntas e respostas, na qual era feita uma pergunta e havia um tempo para que os alunos pensassem após a mesma. Na seqüência eram sorteados números da chamada, se fosse um menino, algum representante dos meninos se dirigia à frente e explicava para todos a resposta e se fosse uma menina, a mesma atitude era esperada.

Para se trabalhar junto aos alunos o conceito de “horário de verão” foi perguntando aos estudantes se estes já tinham ouvido falar sobre o assunto e qual era a importância do horário de verão para a sociedade. A partir das respostas obtidas foi explicada a necessidade de economizar energia. Foi dada neste encontro continuidade à competição estabelecida na aula anterior, utilizando a análise de gráficos nas perguntas que deveriam ser respondidas pelas equipes. Essa etapa teve a duração de duas aulas.

Finalmente, o décimo encontro foi o momento no qual os alunos apresentaram seus trabalhos com perguntas da classe e da professora.
Avaliação
A avaliação dos alunos será contínua, considerando para o sistema de avaliação a participação dos alunos de forma individual e em grupo, as apresentações dos trabalhos, as questões do texto e o envolvimento de cada um nas competições.



Atividade 4.4: Uso de tecnologias no currículo

Projeto analisado: Entendendo e Memorizando os Fatos Fundamentais da Multiplicação, da professora Meire Lúcia Assis.

Disciplinas envolvidas: Matemática.

Atividades envolvidas:
  • Aplicação de diagnóstico.
  • Jogo Tabuada para associar conjuntos às quantidades de determinados objetos.
  • Jogos: Estouro de balões, Auditório, Batalha naval e Moedas para memorização dos fatos.
  • Campeonato de fatos com premiação dos campeões (medalha).

Objetivo das atividades: promover a compreensão e a memorização dos fatos fundamentais da multiplicação.

Conteúdo trabalhado: fatos da multiplicação.

Tecnologias e mídias utilizadas: jogos dos softwares Tabuada, Estouro de balões, Auditório, Batalha naval e Moedas.

Duração da atividade: não foi especificada.

Avaliação da autora: a professora relatou um bom envolvimento dos alunos e considerou que os objetivos foram alcançados de forma satisfatória.

Considerações
É um trabalho muito dinâmico, que desperta o interesse dos alunos por conter atividades diferenciadas fora da sala de aula. Destaque também para a estratégia do campeonato de fatos, onde os alunos tentam se superar em uma competição sadia, promovendo o aprendizado.
Seria interessante, se possível, adaptar alguns jogos para a forma escrita, não como um retrocesso. É extremamente válido o uso de mídias e o trabalho em grupo, mas seria uma forma de avaliar individualmente o aprendizado, e como o aluno aplicaria esse conhecimento num teste.
Parabéns à professora Meire e equipe pelo projeto!

Atividade 4.3: Descrição de experiência com projetos em sala de aula envolvendo o uso de tecnologias


Projeto: Clube de Astronomia

Este projeto tem o objetivo de promover a interação entre os alunos interessados pelo assunto e prepará-los para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA, que ocorre anualmente. A participação é voluntária, no contra-turno, sem avaliação formal no boletim.
Além de prazerosa, a iniciativa faz-se necessária, visto que a prova da OBA é a mesma para alunos do 6º ao 9º ano, mas o conteúdo Astronomia só é contemplado no currículo do 6º ano, e a prova também exige conhecimento de Física (conteúdo de 9º ano).
Algumas aulas teóricas são ministradas numa sala de aula, mas boa parte do trabalho acontece no laboratório de informática, onde os alunos assistem a vídeos, respondem a quizes, jogam on-line e realizam pesquisas diversas.
Os alunos se envolvem muito neste projeto, são empolgados, e os resultados têm se mostrado bastante satisfatórios: na OBA deste ano, três alunos da Escola Zélia Duarte foram contemplados com medalhas (ouro, prata e bronze), ou seja, estão entre os melhores do Brasil!

Atvidade 3.6: Projeto de ensino

ESTRUTURA CURRICULAR:
Educação de Jovens e Adultos - 4º período.

COMPONENTE CURRICULAR:
Geografia e História

TEMA:
Educação e trabalho na EJA. 
 
JUSTIFICATIVA:
O trabalho é uma modalidade social presenta na vida dos educandos da EJA,
que se veem na prerrogativa de lidar com a administração do tempo para a vida no trabalho e na escola, sem mesmo, às vezes, refletirem sobre a sua prática cotidiana de várias jornadas e do valor do trabalho, assim comor ter acesso aos conhecimentos acerca dos direitos dos trabalhadores e das profissões.
OBJETIVOS:
      Refletir sobre a prática dos educandos da EJA, no sentido de valorização e conhecimento dos direitos dos trabalhadores;
 Apresentar à comunidade escolar as diversas profissões do corpo discente;
 Viabilizar através de mídias digitais o acesso a novas informações que serão úteis para o mundo do trabalho;
 Veicular informações sobre cursos profissionalizantes e vagas de empregos.

DESENVOLVIMENTO:
1ª aula:
Problematização do assunto Trabalho e Emprego em sala, com inferências acerca do tema em uma sociedade tecnológica/informacional e globalizada. Utilização do texto "O mundo do trabalho mudou" com considerações e reflexões dialogadas com a turma. Discutir a diferença entre trabalho formal e informal e os direitos dos trabalhadores (Constituição Federal e CLT- Consolidação das Leis Trabalhistas). Os alunos em seguida responderão a um questionário.
2ª Aula: Apresentação do vídeo: Dicas de Emprego de A a Z ( you tube). Inferências sobre as dicas, deixar que os alunos participem e comentem o vídeo, o que mais chamou a atenção, se passaram por alguma situação semelhante e outros.
3ª Aula: Apresentação em slides sobre um modelo de Currículo e considerações.
4ª Aula: Elaboração pelos alunos de um currículo no Laboratório de Informática utilizando o programa Editor de Textos.
5ª Aula: Os alunos irão pesquisar no you tube sobre vídeos que mostrem cursos técnicos, assim como as profissões do futuro no Brasil, disponibilizados pelos professores. O professor irá coordená-los na pesquisa. Os alunos poderão elaborar uma breve resenha utilizando o editor de texto.
6ª aula: Apresentação de grupos: os alunos irão relatar por meio de slides uma montagem sobre fotos de trabalhadores do município de Ipatinga em diversos contextos históricos, em suas diversas funções, com mensagens e considerações acerca do tema. 
 
 RECURSOS
Computador (writer, impress)
Internet
Projetor de imagens

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Atividade 4.2: Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias

Comentou-se muito ao longo deste curso que, com o uso de recursos tecnológicos, o professor deixa de ser o detentor do conhecimento e passa a ser um mediador. Essa quebra de paradigma é que torna as aulas instigantes, permitindo que o aluno explore sua curiosidade e aprimore seus conhecimentos, sendo orientado pelo professor quando necessário.

Atividade 4.1: Contextualizando a mudança

Participar do curso "Ensinando e aprendendo com as TIC - 100 horas" foi uma experiência enriquecedora. Pude perceber que tinha um acesso limitado às tecnologias da informação, e o quanto elas podem ser exploradas em meu trabalho. Sinto-me mais motivada ao preparar uma aula no laboratório de informática, ou ao construir uma apresentação no antes pouco conhecido Impress. Essa motivação contagia os alunos, que respondem participando mais ativamente da aula, interessados em sites de pesquisas, jogos, e não mais apenas em redes sociais. E este aprendizado nunca acaba; seguiremos em trocas de experiências, inclusive com os alunos, construindo juntos o conhecimento!

Atividade 3.4 - Planejamento

Tema
Platelmintos: tênia e esquistossomo.

Objetivos
Identificar as características básicas do grupo dos platelmintos;
Reconhecer a importância médica de alguns animais do grupo.

Recursos
Computador
Internet
Projetor de imagens.

Modalidade
Ensino Fundamental – 7º ano

Descrição
1º momento:
Aula expositiva, utilizando apresentação em power point ou impress.
Realização das atividades propostas no livro didático.
2º momento:
Pesquisa no laboratório de informática, enfatizando: ciclo de vida do verme, profilaxia e forma de contágio.
3º momento:
Resolução de algumas atividades, disponíveis em:

Avaliação
Serão avaliados o interesse, participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.

Autora
Renata Colombari.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ficha técnica - Portal do Professor

Estrutura curricular
Modalidade / Nível de Ensino - Ensino Fundamental Final
Componente Curricular – Ciências Naturais
Tema – Terra e Universo

Objetivos
  •            Compreender a razão da existência das estações do ano.
  •            Utilizar uma relação interdisciplinar entre as disciplinas de Ciências e Artes a partir da realização de uma atividade prática com pinturas e músicas clássicas.


Descrição
Esta aula consiste em:
  •            Apresentação da causa astronômica das estações do ano, auxiliada pela execução de músicas selecionadas do concerto “As quatro estações” de Vivaldi e projeção de imagens de pinturas clássicas (Monet, Renoir, entre outros) e imagens capturadas pelos alunos.
  •         Montagem de um esquema Terra-Sol, usando uma bola de isopor para representar a Terra e uma lâmpada para representar o Sol.
  •         Debate com os alunos sobre a relação entre clima, solstícios e equinócios.

Autor
Marcelo de Oliveira Souza

Fonte do recurso


Origem

Licença


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Atividade 3.2: Navegando por vídeos e outras mídias

As estações do ano - Uma atividade multidisciplinar

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26847

De forma simples, mas dinâmica, a atividade explica a causa das estações do ano, usando computador com acesso à internet e ligado a um alto-falante e  projetor de imagens.
É um trabalho interdisciplinar (Ciências/Artes) que utiliza de músicas e pinturas clássicas para ilustrar a ocorrência das estações do ano.
Esta aula é muito interessante pois, além de transpor o limite da sala de aula e usar metodologia e materiais diversificados, proporciona aos alunos o contato com obras de arte que podem acrescentar muito em seu aprendizado.

 

 

 

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Atividade 3.1 - Conhecendo objetos em multimídia



O trabalho desenvolvido pelo professor Lucas Ciavatta é um exemplo de harmonia, sincronismo, disciplina, concentração e coordenação motora. O professor inovou as aulas através da tecnologia, ao substituir a partitura tradicional pela apresentação de slides, para coordenar uma atividade em que cada pessoa desempenha um papel.
A distribuição de tarefas nas aulas no laboratório de inclusão digital permite que cada aluno desenvolva os conhecimentos que já possui, e a troca de experiências entre eles proporciona aprendizado a todos os envolvidos.