Atividade 1.5 – Conhecendo uma experiência
Sugestão de aula: Eclipses ao longo dos séculos – Ciências, Civilizações e
Curiosidades
Autora: Norma Teresinha Oliveira Reis
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40310
Acesso em: 07/05/2012
Área de conhecimento: Ciências
DESCRIÇÃO DA S AULAS
A professora Norma Teresinha Oliveira Reis elaborou 4 aulas de 50 minutos sobre o tema: "Eclipses ao longo dos séculos – Ciências, Civilizações e Curiosidades".
A introdução ao assunto deu-se no Laboratório de Informática, através da exibição de vídeos sobre eclipses (disponíveis no you tube), seguida da leitura e debate do artigo “Eclipses ao longo dos séculos”, disponível no Portal do Professor (www.mec.gov.br).
Em sala de aula, houve aprofundamento da explicação do tema e montagem de um aparelho rudimentar de observação, para ser utilizado em aulas práticas posteriores.
Na terceira aula, os alunos deveriam demonstrar os conhecimentos adquiridos através da montagem de um painel ilustrativo sobre a história dos eclipses, ou da construção de uma peça de teatro a ser exibida na escola pelos alunos, sobre a influência dos eclipses nas diversas gerações.
Para finalizar, é proposta a exposição dos painéis ou a apresentação das peças para toda a escola. Em ambos os casos, é sugerido o registro em imagens ou vídeos e postagem dos mesmos no blog e no site da escola.
FICHAMENTO
DISCIPLINA
– CIÊNCIAS
|
||
TECNOLOGIAS
|
CONTEÚDOS
|
OPORTUNIDADES
DE ENSINO
|
Sistema Solar
OPORTUNIDADES DE ENSINO
Identificar um eclipse solar ou lunar;
Compreender o mecanismo dos eclipses;
Utilizar o método científico para registrar a observação do fenômeno;
Apresentar sua compreensão por meio da produção de um painel artístico em equipes ou de uma peça teatral sobre o tema.
As atividades propostas pela professora são muito interessantes e enriquecedoras,
pois, por meio de ferramentas tecnológicas e elementares, os alunos têm a
oportunidade de compreender melhor um fenômeno que raramente é visto por nós,
e qual foi a influência dos eclipses em alguns momentos históricos marcantes.
Estimula ainda a comunicação, interação do grupo e a utilização de
equipamentos conhecidos dos alunos, como câmera, telefone celular e
computador com acesso à internet para fins educativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário